Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, abril 2, 2010

Segunda edição de edital literário é lançada no Pará

Escritores paraenses, é hora de tirar os projetos de livro da gaveta ou do computador e levar ao público, com a edição 2010 do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura, que já foi publicado em Diário Oficial e começará a inscrever a partir do dia 6 de abril. As inscrições são gratuitas e cada autor poderá escrever apenas uma obra por categoria. Essa é a segunda edição do edital que premia anualmente obras inéditas e escritas em língua portuguesa nas categorias: conto, crônica, poesia – essas três voltadas para autores paraenses ou residentes no Pará há mais de cinco anos – e romance – de âmbito nacional.

Em cada modalidade apenas uma obra será premiada, ganhando uma tiragem de mil exemplares – sendo seiscentos exemplares para o autor e quatrocentos enviados às bibliotecas paraenses pertencentes ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – além da premiação em dinheiro: R$ 3 mil para cada vencedor das categorias poesia, conto e crônica e R$ 5 mil para o vencedor da categoria romance. Uma novidade dessa nova edição do edital é a premiação de Menção Honrosa. A Banca Examinadora do concurso pode escolher uma obra inscrita para ser premiada com mil exemplares de tiragem, sem a premiação em dinheiro.

O edital já está disponível no site da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Na primeira edição do prêmio, que ocorreu no ano de 2008, 181 obras foram inscritas nas quatro categorias, sendo poesia a mais concorrida com 74 inscrições, e os vencedores foram: Paulo Vieira (crônica), Eleazar Venancio Carrias (poesia), Digliane Melo Almeida (conto) e Carlos Correia Santos (romance). O prêmo Dalcídio Jurandir é uma realização do Governo do Estado do Pará, Secretaria do Estado de Cultura e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

Anúncios

Responses

  1. Oi, Wellington,

    No canto esquerdo do site indicado há um banner sobre o prêmio. Clicando nele, remete para a página:
    http://www.fcptn.pa.gov.br/premio_dalcidio.asp

    Abs

    Carlos

  2. Não encontrei qualquer referência a esse prêmio no site indicado…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: