Publicado por: Carlos Scomazzon | sábado, abril 3, 2010

Concurso inédito premiará produção de obras para rádio

A Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) abriu inscrições para o Prêmio Roquette-Pinto – I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos. A iniciativa é realizada pela primeira vez no país e conta com a parceria do Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura e com patrocínio da Petrobras. O concurso tem como objetivo apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas de rádio. A Comissão de Seleção será composta por oito membros e constituída por especialistas na atividade radiofônica, designados pela Arpub e pelo Ministério da Cultura.

Segundo Orlando Guilhon, presidente da Arpub, “este é um projeto inédito e muito importante, pois vai permitir um aporte de novos conteúdos para as emissoras públicas, de quatro gêneros que estavam bastante desaparecidos do rádio brasileiro. Estamos muito felizes pelo apoio e reconhecimento dado pelo Ministério da Cultura, e pelo patrocínio oferecido pela Petrobras. É importante ressaltar que, em várias rádios públicas internacionais, em particular nas européias, norte-americanas e canadenses, estes gêneros vem sendo resgatados, nos últimos anos, com muito êxito. Temos a certeza de que o Prêmio Roquette-Pinto será um grande sucesso”, entusiasma-se Guilhon.

A cerimônia de lançamento no dia 5 de abril será no formato Programa de Rádio Emblemático e apropriado: o local escolhido para sediar o evento de lançamento do Prêmio Roquette-Pinto – I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos é o auditório da Rádio Nacional (Praça Mauá, no. 7, Centro, Rio de Janeiro). Nesta data, a partir das 10h30, autoridades entre representantes do Ministério da Cultura, da Gerência de Patrocínios da Petrobras, da Arpub e profissionais ligados à área serão as principais atrações de um inédito programa radiofônico, que terá inicio pontualmente às 11 horas e será composto por entrevistas (em que serão apresentadas mais informações sobre o Prêmio Roquette-Pinto), performances e áudios em cada um dos quatro gêneros que integram o concurso.

A cerimônia também contará com a presença de Carmen Lúcia Roquette-Pinto, filha de Roquete-Pinto, que será homenageada pela diretoria da Arpub como madrinha do concurso. As inscrições estarão abertas aaté o dia 14 de maio de 2010. Poderão participar do concurso rádios públicas, educativas, culturais, comunitárias e universitárias, devidamente registradas junto ao Ministério das Comunicações, bem como entidades culturais sem fins lucrativos, produtoras independentes e instituições de ensino públicas e privadas.

Serão selecionados 40 projetos de programas radiofônicos, contendo cada um deles seis horas de conteúdo, distribuídos por todas as regiões brasileiras, nas seguintes categorias: radiodocumentário; radiodramaturgia; programas infanto-juvenis; radioarte ou experimentações sonoras. Mais informações no site. A lista dos projetos selecionados no I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos e aptos ao recebimento do prêmio será divulgada a partir do dia 14 de junho de 2010. A divulgação será veiculada no site da Arpub.

Os 40 proponentes selecionados receberão o prêmio no valor de R$ 20 mil. Os programas vencedores serão veiculados pelas emissoras públicas associadas à Arpub e ficarão à disposição para veiculação em rádios não-comerciais. Para mais informações o regulamento se encontra disponível no site da Arpub.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: