Publicado por: Carlos Scomazzon | sábado, abril 10, 2010

Instituto Sangari leva exposição internacional sobre Einstein para o Rio

Despertar o espírito questionador que existe em cada criança, jovem e adulto é o que promete a mostra internacional Einstein, que estreou no dia 7 de abril, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Vista por mais de 2 milhões de pessoas no mundo, a exposição – apresentada pela IBM Brasil e pelo Banco Bradesco, foi originalmente concebida pelo American Museum of Natural History e adaptada ao público brasileiro pelo Instituto Sangari.

Dividida em 10 seções, que incluem a passagem do cientista pelo Brasil, a mostra desvenda o belo e fantástico universo de Einstein. São elas: Vida e tempo, Luz, Tempo, Átomos, Energia, Gravidade, Guerra e Paz, Cidadão Global, Legado e Einstein no Brasil. Com elas, o visitante conhece não somente o homem por trás da ciência como também se aproxima de suas complexas teorias. Tudo isso é apresentado por meio de objetos pessoais, fotos, fac-símiles de cartas, manuscritos e uma série de instalações interativas.

A idéia é provocar no observador o interesse por descobrir mais sobre assuntos como a velocidade da luz e noções como as de tempo e movimento. Questões que estão presentes no nosso cotidiano e que foram desvendadas por Einstein, dando origem a inovações como o laser, o GPS e a fibra ótica. A versão brasileira da mostra – inaugurada, em 2008, em São Paulo, onde foi vista por 145 mil pessoas- ganhou mais duas seções: Átomos e Einstein no Brasil. Por meio de uma parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o visitante tem acesso a registros da viagem de Einstein ao Brasil e a trechos de seu diário pessoal.

O cientista não somente esteve no Rio de Janeiro, em 1925,como o Brasil teve forte impacto em uma das maiores descobertas de todos os tempos: foi na cidade de Sobral (CE), em 1919, que um eclipse solar confirmou o que previa a Teoria da Relatividade Geral. Além disso, na adaptação da exposição para o público brasileiro, foi introduzida uma tendência internacional de integrar Arte e Cciência. Einstein- o pacifista, o visionário, o gênio – marcou o mundo moderno de tal forma que se transformou em um ícone pop.

Para descobrir como ficou plasmada a figura do cientista no imaginário brasileiro, o Instituto Sangari convidou 11 renomados artistas nacionais que representaram o cientista utilizando diferentes técnicas como grafite, pintura a óleo, colagem, entre outras. A trilha sonora da mostra foi criada pelo saudoso maestro Silvio Barbato. Uma das características marcantes nas exposições organizadas pelo Instituto Sangari é a utilização de tecnologia de ponta para ajudar a entender assuntos muitas vezes de difícil compreensão. Em Einstein foram utilizados uma série de recursos tecnológicos e visuais para explicar temas complexos que tornam a visita instigante e divertida. Entre os atrativos preparados para esta mostra estão um cinema 3D que leva o espectador a uma incrível viagem pelo espaço e uma mesa high-tech que abre buracos negros quando é tocada.

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”, outra celebre frase de Einstein, resume o objetivo do Instituto Sangari, que busca estimular o interesse de alunos e professores pela cultura científica. Durante todo o período expositivo da mostra, o programa educativo oferecerá o Encontro de Educadores -curso gratuito para o trabalho em sala de aula- e visitas guiadas que podem ser previamente agendadas. O percurso inclui atividades sobre espectroscopia e movimento browniano nos Laboratórios de Aprendizagem. Todos os participantes recebem materiais educativos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: