Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, abril 12, 2010

Zuenir Ventura abre o 2º Ciclo Leitura em Ação no Rio

A Ação da Cidadania inicia no dia 13 de abril (terça-feira) a segunda edição do ciclo Leitura em Ação, com a presença do jornalista e escritor Zuenir Ventura. Leitura de textos feita pelo próprio autor, debate e sorteio de livros autografados estão incluídos na programação do encontro, que acontece às 18h30min, no Centro Cultural Ação da Cidadania (RJ), e tem como tema O Rio nosso de cada dia. Idealizado com o objetivo de difundir a literatura brasileira contemporânea e formar novos leitores, o ciclo tem como público-alvo as lideranças da Ação da Cidadania e alunos da rede pública de ensino, mas está aberto ao público em geral, com entrada franca.

Serão 12 encontros, realizados mensalmente sob a curadoria da escritora e pesquisadora Suzana Vargas (Estação das Letras). Cada um terá um tema específico, escolhido a partir da obra do escritor convidado, passando assim por diversos gêneros literários. Para o primeiro semestre, já estão confirmadas as participações de Ruy Castro, Gabriel Pensador, Martha Medeiros e Adriana Falcão. Além da formação de platéia para a leitura, o ciclo Leitura em Ação complementa e integra o projeto Espaços de Leitura, criado e desenvolvido pela Ação da Cidadania com a implantação de bibliotecas móveis em comunidades pobres do país. Com capacidade para armazenar de 150 a 200 volumes, elas são abastecidas com os livros doados à campanha Natal sem Fome dos Sonhos.

No estado do Rio de Janeiro, cerca de 200 Espaços de Leitura já estão em funcionamento sob a responsabilidade dos comitês locais, que organizam atividades de incentivo à leitura em praças, escolas e igrejas de suas comunidades, além do empréstimo de livros. Segundo dados do IBGE (PNAD 2006), no Rio há 2.271.000 analfabetos funcionais, com menos de quatro anos de estudo e incapazes de compreender um texto. Isto representa cerca de 15% da população do estado. O ciclo Leitura em Ação foi iniciado em 2008 e teve a participação dos escritores Moacyr Scliar, Ana Maria Machado, Ziraldo, Ferreira Gullar e Ney Lopes, entre outros. Inserido na atual política de incentivo à leitura da Ação da Cidadania, como forma de inclusão social, o projeto conta com o patrocínio da Oi e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e o apoio cultural da Oi Futuro.

Em 2010, o projeto foi ampliado e inclui, além dos encontros com os escritores, a montagem de uma biblioteca (Espaço de Leitura) no Centro Cultural Ação da Cidadania; oficinas de capacitação em mediação de leitura para as lideranças comunitárias; e, ainda, a realização de eventos de incentivo à leitura nas comunidades. Mais informações pelos telefones (21) 2233-7460 ou (21) 9883-7542.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: