Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, abril 19, 2010

Livro analisa história de Lampião e a imprensa brasileira

Foi lançado no mês de março, na cidade de São Paulo, o livro O outro olho de Lampião. A imprensa e o cangaceiro (Jacintha Editores), de autoria do jornalista Artur Aymoré. A obra é fruto da pesquisa nos arquivos de jornais e revistas do Nordeste e do eixo Rio-São Paulo para analisar a cobertura e a leitura que a imprensa realizou, em 50 anos, de uma das revoltas mais sangrentas já surgidas no Brasil.

Considerado bandido pela imprensa brasileira no período, Lampião lutava por justiça social e contra um regime de opressão. Acabou lançando-se numa dimensão mítica, personificando o herói trágico. Nas quase duas décadas que durou sua luta, viu-se combatido e caçado pela Polícia Militar de sete Estados e por tropas de elite do Exército. A abordagem jornalística contribuiu para projetá-lo como um dos mais importantes mitos do Brasil moderno.

O ensaio mostra que, tanto durante a trajetória em vida quanto após a morte de Lampião, a leitura e interpretação da revolta do líder cangaceiro foram expressas de modo ambíguo. A imprensa utilizou-se de discurso monossêmico, fantasiando a realidade e, muitas vezes, deturpando-a.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: