Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, maio 7, 2010

Mostra homenageia mestre da cultura popular em Recife

Será aberta nesta sexta-feira, dia 7 de maio, no Espaço da Cultura Popular do Recife, situado no Mercado de São José, a exposição O Nosso Borges. A mostra, apoiada pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, é uma homenagem ao Mestre J. Borges, xilogravurista e cordelista brasileiro, e fica em cartaz até o dia 10 de julho.

José Francisco Borges nasceu em 1935, na cidade de Bezerros, agreste de Pernambuco, e começou a escrever cordel aos 29 anos. J. Borges, que já havia fabricado brinquedos artesanais, resolveu fazer, ele mesmo, as ilustrações dos mais de 200 livros de cordel usando a técnica de entalhar a madeira das matrizes. A exposição é composta por fotografias que contam a história do trabalho realizado pelo pernambucano, que também foi oleiro e começou a trabalhar com o pai, aos oito anos, como agricultor. O roteiro da mostra começa pelo primeiro cordel publicado com xilogravura, cunhada pelo artista, que tem como título O Verdadeiro Aviso de Frei Damião.

De acordo com a curadora da exposição, Fabiana Bruce, a escolha do local do evento, foi uma forma de levar J. Borges ao lugar, que além de ter sido muito frequentado pelo artista, foi tema dos seus trabalhos. “Queremos ainda provocar uma reflexão sobre o Mercado São José, local de muita efervescência cultural e inspiração e onde a voz do cordel e da xilogravura parece se adequar tão bem”, justifica Bruce.

A realização da mostra no Mercado, segundo ela, tem também como objetivo fazer uma aproximação do mestre da cultura popular com a sua comunidade e com o extenso público que circula pelo local. “Esperamos, desta forma, contribuir para a valorização dos saberes de tão expressivo espaço da cultura viva”, afirma a curadora.

A iniciativa desta exposição é parte de um projeto, realizado em parceria com o Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes (NECTAR), a Prefeitura do Recife e o SESC Santa Rita, e prevê, ainda para 2010, a realização de mais duas exposições. Elas terão temáticas familiares ao ambiente do Mercado de São José, tendo como elementos de ligação o homem que vê, circula, e está no mercado; o espaço da venda, de comercialização, e relações de trabalho; e, o objeto de fruição e energia cultural.

Anúncios

Responses

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Recife em Foco. Recife em Foco said: Mostra homenageia mestre da cultura popular em Recife « Comunic@nte: Mostra homenageia mestre da cultura popular e… http://bit.ly/caObnk […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: