Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, maio 17, 2010

Rio recebe III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

Os desafios relacionados à sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural são questões essenciais na agenda política da sociedade, das empresas e do planeta. Nesta terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que tem entrada franca, irá promover, mais uma vez, o diálogo e a interação de temas relacionados ao entendimento da sustentabilidade. Estarão presentes nos dias 19 e 20 de maio, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, personalidades de diversas nacionalidades, das mais variadas áreas do conhecimento, para discutir a cultura da paz, o respeito social, ambiental, econômico e social.

Já confirmaram a presença a guatemalteca Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel da Paz (1992) por sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas; o fundador do Grameen Bank, o banco dos pobres, Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz (2006); o idealizador do projeto Clean Up Day, Rainer Nõlvak que, em agosto de 2007, com a participação de 50 mil voluntários limpou a Estônia em apenas um dia; o escritor Leonardo Boff; o rapper MV Bill; o jornalista André Trigueiro; o jovem inglês Lucien Tarnowski, empreendedor por trás do BraveNewTalent, plataforma que conecta jovens a potenciais empregadores através de uma rede social; o poeta GOG – Genival Oliveira Gonçalves; a pedagoga e fundadora da Casa do Zezinho Tia Dag; a médica e fundadora da ONG Saúde Criança Renascer, Vera Cordeiro; o cantor e compositor Seu Jorge; e Ferrez, um dos mais respeitados escritores da atualidade, entre outros palestrantes.

O objetivo do evento é promover o debate entre os setores público, privado e a sociedade civil, sobre o conceito e a prática da sustentabilidade, tendo como ponto de partida os quatro princípios da Carta da Terra: Democracia, não violência e paz; Integridade Ecológica; Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida e Justiça Social e Econômica. A expectativa da produção do Fórum é que cerca de 1,8 mil pessoas compareçam aos dois dias do evento. O papel da comunicação é fundamental para promover mudanças de conduta na sociedade e aproximar o discurso da prática. Para praticarmos a sustentabilidade, basta que todos pratiquem pequenas atitudes como não consumir mais do que se precisa; praticar a carona solidária, consumir produtos orgânicos; economizar água e energia, entre outros — enumera Marta Rocha, da Atitude Brasil, organizadora do Fórum.

O III Fórum de Comunicação e Sustentabilidade irá oferecer, ainda, um show em homenagem aos dez anos da Carta da Terra. A apresentação conta com a participação de Seu Jorge, MV Bill, entre outros. O Fórum será transmitido gratuitamente via internet para as universidades de fora do Rio de Janeiro, América Latina, Europa, África e Ásia, em tempo real, via webcast. Em sua terceira edição, o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade irá abordar soluções relacionadas à geração de lixo e ao destino desses resíduos no meio ambiente. Para isso, durante o evento, será lançado o projeto Limpa Brasil, que acontecerá nos próximos meses no Rio de Janeiro. A iniciativa é baseada no projeto “Let’s Do It”, idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak — que participará do Fórum — que ‘limpou’ a Estônia em um dia com a participação de cerca de 50 mil voluntários.

O objetivo do Limpa Brasil não é apenas limpar o país, mas também para a mudança da atitude da população e conscientizar todos sobre os problemas ambientais. A ideia é que o Limpa Brasil seja itinerante e atue em diferentes cidades do Brasil. O pontapé inicial do projeto será no Rio de Janeiro. A Vivo Rio fica localizada na Avenida Infante Dom Henrique 85, Metrô Cinelândia. Entrada franca. Inscrições no site do evento. Será respeitada a ordem das inscrições.

Anúncios

Responses

  1. Olá, Marcelo,

    Pode contar com o blog para divulgação e fique à vontade para colocar o link no blog de vocês. Obrigado pelo contato.
    Abraço.

  2. […] Autor:educacao « WordPress.com Tag Feed […]

  3. Olá amigos.

    Me chamo Marcelo Mendez e junto com Joana Gudin e Livia Maninni, formamos a EQUIPE DO BLOG DO GUDIN que foi criado para divulgar e aprsentar a obra do musico, cantor, compositor e produtor Eduardo Gudin. Em formato de uma revista eletrônica, subdividido em colunas temáticas que contam sua história em ordem cronológica, esse é o BLOG OFICIAL DO EDUARDO GUDIN, inclusive com textos escritos pelo Próprio Gudin em algumas dessas colunas, como GUDIN EM PROSA, DICAS DO GUDIN e GUDINEANDO. Nessa edição de estréia, Eduardo Gudin gravou uma versão exclusiva para o blog de sua primeira composição CHOREI SÓ disponível para audição em GUDIN EM PROSA. Como pudemos perceber, seu blog tem um perfil e uma deferência muito grande com relação ao Gudin. Então em nome dele, gostariamos de convida-lo a nos seguir tanto no blog, quanto no twitter (@eduardogudin). Também pedimos por sua autorização para colocar o link de seu blog entre os nossos indicados e favoritos. E nos contamos com sua ajuda para divulgar o do Gudin. O dele é:

    http://www.eduardogudin.blogspot.com

    Aguardamos por sua resposta neste mesmo e-mail e desde já lhe agradecemos.

    Marcelo Mendez
    Joana Gudin
    Livia Maninni

    Equipe do Blog


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: