Publicado por: Carlos Scomazzon | terça-feira, maio 18, 2010

Norte terá oficinas sobre edital Microprojetos Mais Cultura

Jovens, artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais de dez cidades dos estados do Amazonas, Acre, Pará e Amapá poderão participar, nesta semana, de oficinas ministradas por representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), nas quais receberão orientações de como concorrer ao edital Microprojetos Mais Cultura para Amazônia Legal. Os projetos poderão ser inscritos até o dia 11 próximo.

No Amazonas, o coordenador da Assessoria Especial da Presidência da Funarte, Xico Chaves, é quem vai estar à frente das oficinas que acontecem na capital do estado, e nos municípios de Parintins, Presidente Figueiredo e Maués. Já os coordenadores da Funarte Marcos Teixeira, Leonel Brum e Mirian Lott vão ministrar as oficinas no Acre, Amapá e Pará, respectivamente. Marcos Teixeira ainda será acompanhado de Keilah Diniz, representante regional do MinC no Acre e Rondônia.

O MinC, por meio do Programa Mais Cultura, vai investir R$ 13,8 milhões nesta ação que visa promover a diversidade cultural da Amazônia Legal por meio do financiamento não-reembolsável de projetos de pessoas entre 17 e 29 anos residentes em regiões ou municípios da Amazônia Legal. A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), da Funarte, do Banco da Amazônia (Basa) e dos governos estaduais da região amazônica.

Essa é a segunda edição do Microprojetos Mais Cultura. A primeira, executada em 2009, financiou 1.200 projetos da região do semiárido com valores entre 1 (um) e 30 salários mínimos. Em 2010, o teto por projeto foi ampliado para 35 salários mínimos, a fim de atender o “custo amazônico”, uma das principais deliberações da II Conferência Nacional de Cultura, realizada no último mês de março, em Brasília. A ampliação de recursos visa amenizar as dificuldades de logística e infraestrutura da região, o que encarece a circulação de bens, serviços e produtos culturais.

Outra novidade do Microprojetos para Amazônia Legal é a possibilidade de inscrição oral de projetos. A medida visa facilitar e democratizar o acesso ao edital. Serão aceitas inscrições gravadas em meio digital ou fica cassete. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 11 de junho de 2010. Podem participar pessoas físicas com idade superior ou igual a 18 anos completos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos socioculturais nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afrobrasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas (ações que não se enquadrem nas áreas anteriores ou que contemplem mais de uma área artística na mesma proposta).

Os projetos devem ser enviados pelo correio para o seguinte endereço: Programa Mais Cultura – Ação Microprojetos Amazônia Legal, Coordenação de Difusão Cultural da Funarte – Brasília, Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 02, CEP 70.070-350, Brasília, DF.

O edital e formulários para as inscrições estão disponíveis nas páginas eletrônicas do Ministério da Cultura, do Programa Mais Cultura, e da Funarte. Confira abaixo as cidades e as datas das oficinas desta semana:

Amazonas

18/05 – Manaus – 14h às 18h – Palacete Provincial
19/05 – Parintins – 9h às 12h – Centro do Idoso de Parintins
20/05 – Presidente Figueiredo – 9h às 12h – Secretaria Municipal de Cultura
21/05 – Maués – 14h às 18h – Sala de Exposição do Museu do Homem do Norte

Acre

18/05 – Xapuri – 14h às 17h – Auditório da Casa Branca
20/05 – Cruzeiro do Sul – 9h às 12h – Centro de Ensino Permanente (Cedup) – Pólo da UNB

Amapá

18/05 – Santana – 15h às 18h – Centro Cultural Língua Solta
19/05 – Tartarugalzinho – 15h às 18h – Auditório da Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho

Pará

19/05 – Rio Maria – 9h às 18h – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
21/05 – Tucuruí – 9h às 18h – Centro de Convenções de Tucuruí

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: