Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, maio 20, 2010

Curso sobre Literatura reflete sobre a ditadura do gosto acadêmico

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Teresina e a Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco realizam, em conjunto, na capital piauiense, no período de 25 a 28 deste mês (terça a sexta-feira próximas), de 14h30min às 18h30min, o curso Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Literatura: entre cânones e best-sellers, a ditadura do gosto, com a professora e pesquisadora Zuleide Duarte, da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Com 90 vagas gratuitas, o curso acontecerá na Superintendência do BNB no Piauí (rua Rui Barbosa, 163 – Centro – fone: (86) 3216-8681), em Teresina. As inscrições podem ser feitas nesse endereço, no horário de 08h às 17h.

O curso propõe uma reflexão sobre a ditadura do gosto acadêmico e do empreendimento comercial – instâncias definidoras, para muitos, das leituras que não escolhemos livremente, mas a que somos induzidos. Apresentará, também, textos poéticos e ficcionais cujas leituras ensejem discussões acerca do gosto literário, valoração e invisibilização de autores e textos. O programa do módulo abrange os seguintes tópicos: ler é escolher; na contramão do consagrado; descortinar horizontes; e lição de vida, leituras de mundo.

Zuleide Duarte, que ministrará o módulo, é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba. Foi professora da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na pós-graduação (mestrado e doutorado) na qualidade docente e de orientadora. Tem trabalhos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais. É identificada com as linhas de pesquisa Estudos Culturais e Literatura Comparada.

O módulo sobre Literatura faz parte das ações do Programa Estudos da Cultura, desenvolvido pela Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Fundação Joaquim Nabuco. O objetivo é atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter mais introdutório e formativo, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens.

Composto por cinco módulos (literatura, cinema, dança, artes plásticas e música) a serem realizados em Teresina, a finalidade é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos. Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, numa linguagem clara e acessível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: