Publicado por: Carlos Scomazzon | terça-feira, maio 25, 2010

Seminário de Cultura Digital reúne especialistas na Casa Laura Alvim

Nos dias 31 de maio e 1 de junho, das 10h às 18h, a Casa de Cultura Laura Alvim será palco do Seminário de Cultura Digital. Pesquisadores, artistas e representantes de grandes empresas vão debater a recente revolução que o aparato tecnológico provocou no campo cultural. Em pauta, a própria definição de cultura digital, os atuais modelos de negócios resultantes das novas tecnologias, produção cultural, mídias sociais e digitalização de acervos. O evento tem curadoria de Heloisa Buarque de Holanda, uma das mais atuantes estudiosas dessas transformações, e é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura. Participarão dos debates, entre outros: Oona Castro, diretora-executiva do Instituto Sociocultural Overmundo; Eliane Costa, gerente de patrocínio da Petrobras; Ana Claudia Souza, coordenadora do Portal das Artes da Funarte; e a dupla de artistas responsáveis pelo File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Paula Perissimoto e Ricardo Barreto.

“O momento é de reconhecer a importância do digital para a cultura”, afirma Heloisa. “O que vamos fazer neste seminário é mostrar um retrato da era do acesso, na qual o impacto do digital é inegável. E esse panorama é essencial para a definição das políticas públicas.” O seminário também lança oficialmente o Cultura.rj, portal da Secretaria de Estado de Cultura que tem como principal objetivo tornar-se um catalisador e uma tábua de ressonância de toda a produção cultural do estado. Trata-se de uma revista on-line aberta a colaborações de todos os envolvidos com as diversas manifestações artísticas do Rio, de produtores culturais a cidadãos ligados no que acontece em seu município. Na Revista, no Banco de Cultura, nos Espaços Culturais e na Programação Cultural, áreas do novo portal, qualquer usuário pode postar textos, fotos, vídeos, músicas – e fazer comentários sobre o material publicado. Basta preencher um cadastro simples.

O objetivo é fazer com que a vasta produção cultural dos municípios ganhe repercussão, e que um maior número de pessoas possa, cada vez mais, obter informações sobre a programação cultural do estado, além de mostrar os seus trabalhos. No encerramento do seminário, os curadores do projeto File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica vão fazer o lançamento da votação popular do File Prix Lux, o primeiro prêmio internacional de arte e tecnologia do Brasil. A Casa de Cultura Laura Alvim fica localizada na Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, no Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail.

Anúncios

Responses

  1. […] Autor:educacao « WordPress.com Tag Feed […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: