Publicado por: Carlos Scomazzon | quarta-feira, maio 26, 2010

Mostra fotográfica No Stress Oxidativo

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre realiza

Mostra Fotográfica No Stress Oxidativo

Curadoria de Christian Lavich Goldschmidt

De 31 de maio à 18 de junho – Espaço de Exposições da UFCSPA

Rua Sarmento Leite 245 – Porto Alegre

Entrada Franca

A sociedade precisa manifestar a sua opinião sobre a proteção ao meio ambiente e exigir esta proteção como um exercício de legitimação da cidadania e dignidade humana. Precisamos apontar caminhos e oferecer alternativas para a superação da atual crise ambiental, preservando os valores ainda existentes e recuperando os valores que estão prestes a desaparecer. A crise da civilização contemporânea vem provocando acontecimentos como o desmatamento, a perda da biodiversidade, a exaustão do solo, a morte dos rios e lagos e a poluição do ar. Desta forma, o melhor meio de tratar as questões ambientais é assegurando a participação de todos os cidadãos interessados.

A ecologia, conceito historicamente recente, encontra um espaço significativo na produção artística contemporânea, inclusive na fotografia. No stress oxidativo apresenta imagens sobre a natureza produzidas pela equipe da Câmera Viajante Escola de Imagem em diversos ambientes, incluindo a Mata Atlântica e o Rincão Gaia, paraíso ecológico idealizado pelo ambientalista José Lutzenberger.

A ideia da exposição é atentar para a importância da boa qualidade do ar e seus benefícios para a saúde humana. As imagens captadas pela Câmera Viajante demonstram as belezas de um ambiente saudável, livre da exposição urbana aos poluentes do ar. Desta forma, vejo a fotografia da natureza como uma ferramenta singular de estímulo à sensibilidade individual para a preservação ambiental. Esta mostra nada mais é que uma proposta que integra ambiente, arte e cultura, contribuindo para uma sociedade mais consciente e responsável pela grande diversidade planetária.

Nesta exposição, entre uma imagem e outra, lembre-se que você pode “InspirAR, expirAR e suspirAR”. (Christian Lavich Goldschmidt – Curador)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: