Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, maio 27, 2010

300 estudantes se reúnem para falar sobre teatro

Trezentos estudantes, de 14 grupos de teatro de escolas públicas e particulares, além de grupos independentes, participam de workshop com autores renomados, diretores e professores teatrais, nos dias 29 e 30 de maio (sábado e domingo). O evento faz parte da quarta edição do Conexões, projeto cuja principal atividade é a montagem de peças encenadas por jovens e para jovens, com textos inéditos.

No workshop, os estudantes começarão a se preparar para encenar peças teatrais escritas especialmente para o Conexões 2010, pelos dramaturgos Jandira Martini, também atriz (que interpretou a Puja, da novela Caminho das Índias, e atualmente está em Escrito nas Estrelas ambas da Rede Globo) e Newton Moreno (ganhador do prêmio Shell em 2009 e autor de peças como Agreste e Memória da Cana); e pelas autoras inglesas do National Theatre, de Londres, Lisa McGee (da premiada peça Girls and Dolls) e Daisy Campbell – que estarão no Brasil especialmente para o encontro.

Com a orientação desses autores e dos diretores Fernando Nitsch, Gabriel Carmona, Gabriel Miziara, Mairum Sevá, Luana Freire, Mirela Altavista e com a coordenação de Pedro Haddad, todos do Célia Helena Teatro Escola, os estudantes farão a leitura dramática dos textos, conversarão sobre teatro jovem e participarão de oficinas de voz e expressão corporal.

O Conexões é a versão nacional do já consagrado New Connections, concebido há 17 anos pelo National Theatre, de Londres, no qual os estudantes passam, ao longo do ano, por um intenso processo de aprendizagem: escolha de textos para encenação, leituras dramáticas, workshop de imersão (fase atual), ensaios e apresentação dos espetáculos na Mostra Conexões de Teatro Jovem, em novembro. Em seguida, os textos são publicados em um livro, distribuídos para escolas públicas e bibliotecas municipais, com versões em português e inglês.

No Brasil, o Conexões é resultado de parceria entre Cultura Inglesa São Paulo, British Council Brasil, Colégio São Luís e Célia Helena Teatro-Escola. “Trata-se de um projeto único, com uma nova proposta de dramaturgia. Nesses quatro anos de Conexões, já produzimos 18 peças inéditas para jovens. Distribuímos três livros para escolas e o quarto seguirá esse ano. Sem contar os cerca de 500 jovens que já passaram pelo projeto”, conta Laerte Mello, gerente cultural da Cultura Inglesa.

Segundo Tuna Serzedello, diretor do grupo do Colégio São Luís, existe o teatro voltado para o público infantil e o teatro para o público adulto. Ambos bem fortalecidos. Mas para o jovem, que quer ver retratadas temáticas específicas do seu universo, existem poucas opções. “Estamos preenchendo essa lacuna. A cada ano, temos o desafio de pensar e produzir teatro jovem e de conquistar, cada vez mais, esse público”.

Serzedello conta que, durante o processo do Conexões, há uma intensa interação entre os jovens participantes. “Eles têm a oportunidade de conhecer outros jovens com realidades bem diferentes da sua. E essa relação é ainda mais empolgante quando jovens participantes de projetos de outros países vêm ao Brasil trocar experiências”. Entre os participantes, estão 11 grupos sorteados, seis que se inscreveram este ano e cinco que participaram do Conexões 2009, além dos grupos do Colégio São Luís, do Célia Helena Teatro Escola e da Cultura Inglesa.

New Connections – Existe há 17 anos e já produziu mais de 100 peças teatrais. Na Inglaterra, o projeto reúne, anualmente, cerca de 3.000 jovens de diversos locais do Reino Unido. Atualmente, o projeto também é desenvolvido em Portugal, Noruega, Itália e Geórgia. Muitos destes jovens participantes fazem intercâmbio, como os do grupo Sandbach School, de Londres, que estiveram no Brasil para essa troca de experiências. Embora o projeto não tenha o objetivo de formar atores, alguns estudantes se profissionalizaram na área, atuando também no cinema, como a atriz indicada ao Oscar Keira Knightley, de Piratas do Caribe e Orgulho e Preconceito.

Anúncios

Responses

  1. […] Autor:educacao « WordPress.com Tag Feed […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: