Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, maio 31, 2010

ONG oferece documentários de cineastas indígenas a escolas

A ONG Vídeo nas Aldeias está distribuindo gratuitamente para escolas de ensino médio 3 mil exemplares da coleção Cineastas Indígenas: um outro olhar. A coleção reúne 20 documentários em DVD sobre cinco etnias brasileiras – Kuikuro, Huni Kui, Panará, Xavante e Ashaninka – concebidos e realizados pelos próprios índios, além de um “Guia para professores e alunos” com sugestões de usos em sala de aula e um farto material de referência sobre os povos retratados.

Patrocinada pelo Programa Petrobras Cultural, esta edição oferece às escolas, sem custo, uma alternativa exclusiva de material didático no campo de Histórias e Culturas Indígenas, disciplina que foi incluída no currículo oficial escolar pelas leis 11.645 e 10.639. Os filmes oferecem uma variedade de abordagens da temática indígena, que pode ser tratada nas aulas de História, Geografia, Meio-Ambiente, Cidadania, Ciências-Sociais, Filosofia e Artes. Para receber o kit, as escolas precisam apenas preencher um cadastro no site da ONG. A única contrapartida é o envio de relatos sobre o impacto e as discussões geradas pelos filmes em sala de aula.

Criada em 1987, a Vídeo nas Aldeias funciona como uma escola de cinema para índios. Com patrocínio do Ministério da Cultura e da Embaixada da Noruega, ela equipa e treina comunidades de etnias variadas para realizar seus próprios documentários. A série de filmes incluída no pacote, com títulos premiados nacional e internacionalmente, é resultado de oficinas com comunidades indígenas do Mato Grosso e do Acre realizadas nos últimos doze anos. Os DVDs Cineastas Indígenas, lançados à partir de 2008 no mercado comercial, incluem além dos documentários principais, extras que oferecem informações complementares sobre o povo, sua história, lutas e singularidades.

O Guia para professores e alunos é uma parceria com a Instituto Sócio-Ambiental, que mantém o maior banco de dados sobre índios no Brasil. Cada uma das etnias auto-retratadas nos filmes está representada no livro por um extensivo material referencial, que inclui da localização e da população das tribos à sua cosmologia, atividades econômicas e ritos. O guia também desfaz mitos correntes sobre os povos indígenas brasileiros – como a idéia de um índio genérico, atrasado e em extinção – e propõe aos professores e alunos temas para debate. Mais informações com Teté Martinho pelo telefone (11) 3812-0805.

Anúncios

Responses

  1. Visitem o blog
    http://www.valdecyalves.blogspot.com
    Leiam texto sobre CONSTRUINDO MUNDOS e vejam os 03 documentário de Valdecy Alves mais vistos no Youtube, clicando diretamente nos links do blog.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: