Publicado por: Carlos Scomazzon | quarta-feira, junho 2, 2010

Cidade Poema leva arte ao Centro de Oncologia da Unimed

Novos adesivos poéticos somam-se aos que já estão em outras seis unidades da Unimed Porto Alegre desde setembro do ano passado. A partir de hoje, poemas de Flávio Brasil e Thomaz Albornoz Neves, ilustrados por Guilherme Moojen, decoram as paredes Centro de Oncologia, no Shopping Total. A iniciativa do Cidade Poema faz parte da ação Poesia é um santo remédio, que ainda pretende levar poemas a hospitais públicos e privados, entre outras instituições de saúde. Os demais adesivos exibem versos dos poetas Alexandre Brito, Laís Chaffe, Luís Augusto Junges Lopes, Augusto Franke Bier e Jaime Vaz Brasil, assim como um trecho d’O livro do desassossego, de Fernando Pessoa, e podem ser vistos na sede da Unimed (avenida Venâncio Aires), no Centro de Diagnóstico por Imagem do Shopping Total e nos laboratórios das zonas Sul, Norte, Centro e bairro Moinhos de Vento. Confira os dois novos poemas:

Semente

A árvore em lenta erupção
abre cratera
põe braços pra fora
mira nuvem
se espreguiça
e alcança um passarinho.

(Flávio Brasil)

Por momentos
o universo
é só o que parece
Seu próprio encantamento

(Thomaz Albornoz Neves)

Projeto agora é Escola Poema

Outra novidade do Cidade Poema está atraindo olhares de quem chegou à Escola Projeto na manhã de hoje: versos de Alexandre Brito, também ilustrados por Moojen, decoram a janela de vidro da sala dos professores da unidade dois da escola (av. José Bonifácio), bem em frente à biblioteca:

voo de borboleta
do mundo das coisas
pro mundo das letras

Em novembro de 2009, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro já havia se unido ao Cidade Poema, confeccionando três painéis especialmente para a aplicação de dez adesivos poéticos que permanecem nos seus corredores. Intitulado Escola poema, esse subprojeto prevê ainda visitas dos autores às instituições de ensino que adesivarem suas dependências, bem como oficinas literárias e saraus com alunos. Mais informações pelo telefone (51) 9121-7707 ou pelo e-mail.

Palavraria é parceira de novo

Parceira desde o lançamento do projeto, a Palavraria Livros & Cafés completa a semana movimentada do Cidade Poema: mais um adesivo ilustrado por Guilherme Moojen, desta vez com poema de Fred Maia, pode ser visto pelos frequentadores da casa. O outro já está na vitrine da loja desde maio do ano passado, com versos de Celso Gutfreind. A Palavraria também apoiou recentemente os busdoors (adesivos nos vidros de trás de ônibus) que circularam por um mês em Porto Alegre, em iniciativa que teve o apoio especial da FestiPoa Literária. Mais adesivos poéticos podem ser vistos nas livrarias Sapere Aude! e Letras & Cia. Confira o poema de Fred Maia:

casa sem jardim
nada detém a primavera
flores me nascem na face

Lançado em 2009, o Cidade Poema chega ao seu segundo ano unindo a poesia às demais artes no objetivo de colocar a literatura na vitrine, em iniciativas que vão de outdoors a pequenos imãs de geladeira, de minimetragens poéticos a bolachas de chope, de performances teatrais a adesivos ilustrados. Somente neste primeiro ano, já participaram mais de 30 artistas de diversas áreas: literatura, música, artes visuais, fotografia, cinema, publicidade. A realização é da Atena Produções, a coordenação geral, de Laís Chaffe.

Apoios e parcerias

O Cidade Poema já firmou parcerias e/ou teve apoios de: Ames Magnetos, A.R. Bordados, Associação Gaúcha de Escritores, Bona Propaganda, Câmara Rio-Grandense do Livro, Casa Verde, Cerveja Coruja, Cinesystem, blog Comunicante, DaRosa Filmes, FestiPoa Literária, Goethe-Institut, Grupo LZ, Impacto Signs, Jornal Vaia, Juenemann & Associados, Letras & Cia Livraria-Café, Livrarias Nobel, Master Hotéis, Palavraria Café e Livros, Portal Artistas Gaúchos, PrintMaker Design de Comunicação, Sapere Aude! Livros, Shopping Total, Pinta Porto Alegre, A Toca Bar e Restaurante, Unimed Porto Alegre, Zaffari.

Mais informações no site ou com Laís Chaffe pelo telefone (51) 9121-7707.

Anúncios

Responses

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Laís Chaffe, Blog Comunic@nte. Blog Comunic@nte said: Cidade Poema leva arte ao Centro de Oncologia da Unimed: http://wp.me/pezFO-2OQ […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: