Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, junho 7, 2010

Orquestra de Câmara Jovem do RS abre inscrições

Crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino de Porto Alegre, entre 10 e 14 anos, já podem se inscrever para participar da Orquestra de Câmara Jovem do Rio Grande do Sul. O segundo edital foi lançado nesta segunda-feira, dia 7, no Salão Nobre do Banrisul, na capital gaúcha. As inscrições seguem até o dia 30 de julho.

O evento foi marcado pela participação da Orquestra Jovem, que sob a regência do maestro Telmo Jaconi, emocionou o público ao apresentar o hino do Rio Grande do Sul, Concerto Alla Rústica de Vivaldi, e Mercedita. Para o aluno da 6ª série da Escola Monte Cristo, de Porto Alegre, Nicholas de Oliveira Demeneghe, de 12 anos, fazer parte de uma orquestra tocando bateria e tímpano é um imenso orgulho. “O meu maior sonho é entrar para uma faculdade de Música e tocar na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e se tudo der certo chegarei lá”.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com o patrocínio do Banrisul, e apoio Secretaria da Educação, Ministério Público Estadual (MPE) e Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Os inscritos participarão de processo de avaliação através de teste aplicado pelo corpo docente do projeto, que vai selecionar 300 alunos para participar de Oficinas de Musicalização. Os candidatos realizarão teste musical entre os dias 16 e 27 de agosto. Os selecionados participarão, entre 14 de setembro e 08 de outubro das oficinas, e, dos 300, 30 alunos serão escolhidos para a etapa de Formação Musical.

O período de formação será composto por 12 horas semanais de estudo, durante cinco meses, e os alunos receberão nesses meses uma bolsa auxílio no valor de R$ 190. O resultado final deverá ser divulgado no dia 21 de dezembro de 2010, junto às secretarias das escolas, e nos sites das instituições parceiras do projeto.

Os estudantes da rede estadual de ensino podem fazer as inscrições gratuitamente nas secretarias das próprias escolas. Já os alunos da rede municipal podem realizá-las na sede do Projeto Centros Musicais (Rua dos Andradas, 680, 8° andar), e na sede da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574, Bairro Menino Deus). No final da seleção, a Orquestra de Câmara Jovem vai passar a contar com 45 integrantes.

A Orquestra de Câmara Jovem é formada por jovens, de 10 a 14 anos, estudantes de escolas estaduais e municipais, todos oriundos de famílias cuja renda é de até três salários mínimos. Para compor este seleto grupo, eles tiveram de passar por uma seleção, iniciada em março de 2009, que contou com mais de mil inscritos.

Anúncios

Responses

  1. meu filho participou da seleção para orquestra mas não sei se passou no teste, onde posso encontrar a resposta,das crianças escolhidas?aguardo a resposta ******grata******
    atenciosamente Aline

  2. Parabéns, Iara. Boa sorte.

  3. ja me inscrevi e fui chamada para
    a seleção tomara q eu consiga to super afim
    mesmo…pq jah sei tocar violoncelo!!!!!!!!!

  4. […] This post was mentioned on Twitter by Artistas Gaúchos, Blog Comunic@nte. Blog Comunic@nte said: Orquestra de Câmara Jovem do RS abre inscrições: http://wp.me/pezFO-2PI […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: