Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, junho 17, 2010

Filme Green abre homenagens aos 20 anos do NEJ/RS

No próximo dia 22, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) completa 20 anos de atuação intensa e ininterrupta em defesa da qualificação do jornalismo ambiental no Brasil. E, a partir desta semana, até o final do mês, a entidade realiza várias atividades para marcar essa passagem importante. Já nesta quinta-feira, dia 17, promove a exibição gratuita do premiado documentário Green, finalizando com um breve debate. O evento inicia às 19h, no auditório Glênio Peres da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre. No dia 24, os associados do Núcleo e convidados realizam um jantar comemorativo no Bistrô Sabor do Saber, também em Porto Alegre. Outras homenagens estão previstas, como um pronunciamento do deputado Adão Villaverde (PT) na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Fundado em 22 de junho de 1990, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul é pioneiro no país. Desde então o trabalho do NEJ/RS tem servido de referência para a atuação e criação de outros núcleos de ecojornalistas, a exemplo do Núcleo dos Matos (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) e do Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (Nejal). A passagem destes 20 anos do NEJ/RS é marcada por inovações no jornalismo ambiental brasileiro. Além de ser o primeiro grupo de jornalismo ambiental no país, registrado oficialmente, a entidade promoveu vários cursos de jornalismo ambiental (sendo o primeiro em 1992, com duração de um mês, preparatório à Rio-92), criou as Redes Brasileira de Jornalismo Ambiental e da América Latina e Caribe de Comunicadores Ambientais (RedCalc).

Também é responsável pela criação de programas de rádio em quatro emissoras do Estado: Passo Fundo (Uirapuru Ecologia), Caxias do Sul (São Francisco Ecologia), São Leopoldo (Sinais da Terra na rádio Unisinos) e Porto Alegre (Sintonia da Terra na rádio da Universidade); além do projeto de debates Terça Ecológica, que existe desde 1994; de livros, a exemplo do Jornalismo Ambiental: Desafios e Reflexões, lançado em 2008; da realização de dois congressos brasileiros de jornalismo ambiental e do projeto para a primeira cadeira de jornalismo ambiental em uma faculdade brasileira, na Fabico da UFRGS. Mas o projeto de maior visibilidade é o portal EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais, que desde janeiro de 2003 tem se tornado um dos sites de referência para quem quer se informar sobre os principais assuntos na área de meio ambiente.

Green

Com muita sensibilidade e conhecimento do ambiente, o produtor e diretor Patrick Rouxel, conseguiu fazer um filme que reflete bem sobre direitos dos animais e sua relação com o meio ambiente. Sem diálogos, Green expressa a necessidade de mudarmos nossa postura perante as demais formas de vida. ”Green ora olha nos teus olhos, ora olha através deles, e seu olhar envereda-se pelos caminhos da floresta nos quais nunca mais andará. Green ora. Ora, Green. Os galhos já não sustentam os orangotangos, não dão cobertura aos animais da floresta, não têm espaço para se multiplicar. O som da floresta é de moto-serra. Já não se trata de floresta. Não há para onde ir. Para Green, não há como ir. A sala em que repousa em um colchonete é asséptica, os motores a perseguem, a lagartixa se camufla em um estranho objeto relógio. Green tem espanto nos olhos. Aos poucos, as forças vão faltando, até a força mais basilar da comunicação afetiva dos macacos. Green já não pega na mão!”. (Fonte: Juarez Tosi/EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais)

Anúncios

Responses

  1. […] https://carlosscomazzon.wordpress.com/2010/06/17/filme-green-abre-homenagens-aos-20-anos-do-nejrs/ […]

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Carlos Scomazzon, Blog Comunic@nte. Blog Comunic@nte said: Filme Green abre homenagens aos 20 anos do NEJ/RS: http://wp.me/pezFO-2QI […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: