Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, junho 17, 2010

Mostra de Cinema Infantil reúne filmes de dez países em Florianópolis

Primeiro evento no país dedicado ao audiovisual produzido para crianças, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega à nona edição, de 19 de junho a 4 de julho, como um termômetro do que há de mais significativo na produção nacional voltada ao público jovem. Além dos 73 curtas brasileiros selecionados para a Mostra Competitiva, a versão 2010 do evento reserva a pré-estreia do longa-metragem Eu e meu guarda-chuva, dirigido por Toni Vanzolini. A programação prevê a exibição de curtas do Irã, Índia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Rússia, França, Bélgica, Holanda e Estados Unidos. Segundo a diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins, o evento está “cada vez mais internacional, criando um diálogo com outras linguagens e culturas e abrindo espaço crescente para curtas-metragens inéditos no Brasil”.

Além dos curtas estrangeiros, esta edição promove também a pré-estreia internacional de três longas: a ficção indiana Somos todos diferentes (Taare Zameen Par), de Aamir Khan, a animação alemã O melhor amigo da Lua (Moonbeam Bear), de Mike Maurus e Thomas Bodenstein, e a animação O segredo de Kells (Brendan et le secret de Kells), co-produção entre Irlanda, França e Bélgica dirigida por Tomm Moore. Ao longo de 16 dias, alunos dos ensinos fundamental e médio, educadores, pesquisadores, cineastas e o público em geral alternam-se entre a plateia do Teatro Governador Pedro Ivo e as salas de debate do Majestic Palace Hotel, na capital catarinense.

A previsão é de que este ano 25 mil crianças assistirão aos filmes no teatro ou em suas comunidades. Para os estudantes de escolas públicas, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis oferece transporte gratuito até o Teatro Governador Pedro Ivo. Direcionada desde seu surgimento para o fortalecimento do setor audiovisual e das políticas públicas voltadas para a infância e a juventude, a mostra abriga em paralelo o seu 3º Pitching, uma seleção pública de projetos audiovisuais que pretendem habilitar-se a disputar recursos internacionais no Fórum de Financiamento do BUFF Festival, na Suécia -mesmo mecanismo que premiou o filme Eu e meu guarda-chuva, da Conspiração Filmes, no 1º Pitching.

“O lançamento de Eu e meu guarda-chuva no circuito comercial está previsto para outubro”, conta Luiza Lins. “Fazer em Florianópolis a primeira exibição pública dele no país é fechar um ciclo: ele ganhou o Pitching de 2008, recebeu um impulso importante no mercado de co-produções internacionais e volta agora para mostrar o resultado no evento que ajudou a abrir portas fora do Brasil”, diz. “É uma demonstração clara da importância desse mecanismo para inserir os produtores e projetos audiovisuais brasileiros no mercado internacional de financiamento e distribuição.” A programação “adulta” inclui a realização do 6º Encontro Nacional do Cinema Infantil, voltada este ano ao Cinema para Jovens (no domingo, dia 26, das 14h30 às 18h), e o 3º. Fórum de Cinema e Educação, que enfoca pesquisas e experiências na área (segunda, dia 27 das 14h às 18h).

A porção reflexiva inclui ainda o lançamento do livro Práticas culturais e consumo de mídia entre crianças, organizado por Gilka Girardello e Monica Fantin, com lançamento do Núcleo de Publicações do CED/UFSC, e do dossiê Educação, Comunicação e Tecnologia, organizado por Monica Fantin, Gilka Girardello e Elisa Quartiero para a Revista Perspectiva, também do CED/UFSC. Além dos filmes, a programação infantojuvenil envolve bate-papos com atores e diretores, oficinas, exposição de fotografias, videoteca, sala de leitura (da Biblioteca Barca dos Livros), mostras itinerantes pelos bairros da capital e da Grande Florianópolis e shows.

No encerramento, dia 4 de julho, Arnaldo Antunes apresenta o show Pequeno Cidadão, em duas sessões, às 15h e às 18h, no Teatro Álvaro de Carvalho. A banda é formada por nomes com destaque no cenário nacional: o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ira!), a tecladista Taciana Barros (ex-Gang 90) e o compositor Antonio Pinto (autor de inúmeras trilhas sonoras para filmes, inclusive no mercado hollywoodiano, e filho do cartunista Ziraldo). A 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis amplia a premiação dos filmes vencedores com uma parceria fechada com a TV Brasil. Serão quatro prêmios-aquisição no valor de R$ 5.000,00. As categorias de Melhor Ficção e Melhor Animação serão escolhidas por um júri formado por profissionais de cinema e de educação, composto por Gilka Girardello (UFSC), Arthur Nunes (Animaking), Marco Stroisch (presidente do Funcine) e Igor Pitta (animador). O Melhor Filme será definido pelo júri popular, com votação do público, e o Prêmio Especial será indicado por um júri formado por crianças. Até 2009, a Mostra oferecia um prêmio de R$ 1.000,00.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: