Publicado por: Carlos Scomazzon | sexta-feira, julho 9, 2010

Memorial da AL promove curso Literatura e Cinema: Intersecções

O Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), programou para o 2º semestre um curso de extensão universitária que visa refletir e analisar as Intersecções entre Literatura e Cinema. Mari Sugai e Maria Sueli da Silva Dutra são as responsáveis pela análise e debate sobre a transposição da obra escrita para o audiovisual. Filmes como Macunaíma, Pantaleão e as visitadoras e Ensaio sobre a cegueira são o ponto de partida para abordagens que auxiliam na criação/produção do roteiro a partir do texto. Ao fim, os participantes serão convidados a criar sinopses e argumentos, passando assim, da teoria à prática.

A partir do texto literário, pretende-se analisar e debater a transposição da obra escrita para o audiovisual. Com isso, será possível realizar abordagens que auxiliem/ direcionem a criação/ produção de um roteiro a partir de textos, e refletir sobre os aspectos literários que foram reorganizados para a realização dos filmes. Como proposta de atividade, os participantes serão convidados a criar sinopses e argumentos, e com isso passarão pela experiência de ir da teoria à prática.

O curso será ministrado de 21 de agosto a 27 de novembro de 2010 (sábados, das 9 às 13 h). A carga horária será de 40 horas-aula. As inscrições podem ser feitas no Memorial da América Latina, no Anexo dos Congressistas – CBEAL (Portão 13), de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 h. A taxa única de inscrição é de R$200,00. Serão concedidos certificados aos alunos com 75 % de presença. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições necessárias, o curso poderá ser cancelado e a taxa de inscrição devolvida integralmente. Informações podem ser obtidas pelo site, pelo telefone (11) 3823-4780 ou por e-mail.

Programa

21.08 – Apresentação das docentes, alunos e introdução ao conteúdo das aulas.

28.08 – Macunaíma (o herói brasileiro baseado no folclore, movimento modernista e brasilidade em narrativa fantasiosa).

11.09 – Como água para chocolate (narrador e a história de sua família: temporariedade, memórias e lembranças de acontecimentos, sentimentos e sentidos).

18.09 – Ninguém escreve ao coronel (angústia, sátira do regime militar, decadência e emancipação em meio à estética teatral).

25.09 – Pantaleão e as visitadoras (diferenciações das obras nos pontos de vistas de personagens, dos personagens em si e temporariedade da narrativa).

02.10 – Lavoura arcaica (narrador: presença como personagem principal da ação e próprio narrador de memórias; estrutura narrativa e temporariedade).

16.10 – O invasor (aproximação do leitor e público no frenesi presente nas linguagens literária e cinematográfica; pontos de vista de personagens)

23.10 – Escolha dos trechos de livros a serem adaptados pelos alunos para exercício. Documentário: The cutting edge: The magic of movie editing.

13.11 – Especial sobre Fernando Meirelles. Proximidades e distanciamentos: peculiares de cada filme e livro (Cidade de Deus | O jardineiro fiel | Ensaio sobre a cegueira).

27.11 – Devolutiva da produção da sinopse e argumento. Debate sobre a experiência, dificuldades, dúvidas, entre outros, e entrega dos certificados.

Anúncios

Responses

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Mari l Sugai, Blog Comunic@nte. Blog Comunic@nte said: Memorial da AL promove curso Literatura e Cinema: Intersecções: http://wp.me/pezFO-2Th […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: