Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, julho 11, 2010

Teatro Mágico lança novo DVD

A trupe do Teatro Mágico lança no mercado seu novo DVD, intitulado Segundo Ato, produzido em parceria com o Itaú Cultural. O criador do projeto, Fernando Anitelli, mantém o audacioso discurso que o tornou pioneiro na defesa da música livre e da arte independente: “Podem piratear, jogar no youtube, fazer download. O que a gente quer é estar cada vez mais ao alcance de todos, ter voz, debater, dialogar, trocar figurinha com o público.”.

Dessa forma, o novo DVD da trupe reforça a aposta no uso das ferramentas da internet como agentes de proliferação de música e cultura. De acordo com a produção do grupo, o contrato feito com o Itaú Cultural precisou ser reformulado, pois Anitelli fez questão de que o produto levasse o selo creative commons, que permite a livre circulação, exibição, veiculação e cópia das imagens e do áudio, na íntegra. Mesmo disponibilizando todo seu conteúdo audiovisual, livre e gratuito, na web, a trupe osasquense já vendeu mais de 200.000 cópias do primeiro cd, 80.0000 do segundo e 50.000 do dvd Entrada Para Raros – primeiro da banda.

Os eventos oficiais de lançamento do dvd Segundo Ato acontecem na cidade do Rio de Janeiro (Fundição Progresso), dia 16 de julho e em São Paulo (Carioca Club), no dia 18. No palco, Anitelli brinca com os conceitos de música, teatro, circo e fábula lúdica em meio a um ativismo ora ferrenho, ora poético, que articula, envolve e mobiliza debates políticos, ambientais e sociais junto a um público fiel e participativo.

No repertório do Segundo Ato (cd e dvd), as canções desenham a realidade do país sem disfarces mas com pitadas de poesia em meio a arranjos bem elaborados. Em Cidadão de Papelão, o poeta traz à tona: “O cara que catava papelão, sem terno, nem tampouco ternura, à margem de toda rua, sem identificação”, sobre a falta de cidadania dos sem-teto. Já em Pena, a dificuldade do artista em sobreviver ao mercado é entoada: “Música rara em liquidação”. Em Xanel n°5, o questionamento vai mais a fundo: “O sistema é nervoso, mas te acalma com a programação do dia: na tua tela, querem ensinar a fazer comida uma nação que não tem ovo na panela”.

O novo dvd foi gravado ao vivo, em maio de 2009, no auditório do Itaú Cultural, em São Paulo, em 18 sessões, durante uma semana, sendo três shows por dia, de forma a tentar atender à procura do público pelos ingressos. “Pessoas chegaram a dormir em frente à entrada do Itaú, numa fila nunca vista antes, aguardando, pela manhã, a abertura da bilheteria”, conta um dos organizadores do evento. Passada a maratona de apresentações, o resultado final é um registro fiel dos quase dois anos de turnê do espetáculo O Segundo Ato, que conta com a participação dos músicos e compositores Silvério Pessoa (PE) e GOG (DF).

Além do show, o dvd comporta ainda uma faixa extra onde integrantes do grupo contam um pouco da história de sucesso do projeto além de abordar questões pertinentes ao mercado fonográfico e ao modelo de auto-produção escolhido por Anitelli ao dizer “não” às principais gravadoras do país. Opção corajosa que conta com um público que, como ele gosta de dizer, é uma extensão da trupe. “As pessoas que gostam da gente, entendem o que estamos fazendo e acabam ajudando como co-produtores das apresentações saindo em busca de recursos e espaços em suas cidades, levando material nosso nas prefeituras, instituições, colaborando como podem para que a gente consiga viajar pelo país. Hoje, a trupe atrai a atenç&atild e;o de grandes produtores e festivais tradicionais na maioria dos Estados, graças a esses milhares de braços que temos espalhados por aí”, revela.

No atual cenário de convergência das mídias, o Teatro Mágico é símbolo de vanguarda ao levantar, na rede, questões como a reforma da lei de direito autoral, o movimento MPB (Música Pra Baixar) e articulações com grupos como o dos ambientalistas, das feministas, dentre outros. Sua principal ferramenta hoje é o twitter, onde possui mais de 34.000 seguidores ativos e prontos a repassar as mensagens enviadas a cada vez mais pessoas, alcançando inclusive o ranking de tópicos mais citados no microblog (TTs BR) – o que comprova sua capacidade de mobilização através de um diálogo saudável, transparente e preservando sempre uma relação muito próxima com seu público.

Pontos de Venda: Lojas South, Barra Shopping – 2431-8909, Botafogo Praia Shopping – 2237-9275, Plaza Shopping Niterói – 2620-6769, Ilha Plaza Shopping – 2463-7521, Iguaçu Top Shopping – 2666-7701, Shopping Tijuca – 2234-3801, Lojas Banco de Areia, Shopping Leblon – 2239-3444 e Rio Sul – 3873-0969.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: