Publicado por: Carlos Scomazzon | terça-feira, julho 13, 2010

Festival reúne diferentes linguagens da dança no Ceará

Uma diversidade de ritmos e manifestações culturais será celebrada entre os dias 22 e 24 de julho, quando será realizada a quarta edição do Festival de Dança do Litoral Oeste. O Evento, que terá como palco os municípios de Paracuru, Trairi e Itapipoca, oferecerá ações que perpassam por diversas linguagens da dança. Apresentação de ritmos como dança popular, de salão, contemporânea, entre tantas outras, tornarão o Festival um espaço de troca de saberes e fazeres e de visibilidade da produção local, estadual, nacional e internacional de dança.

O Festival consistirá na apresentação de espetáculos de dança de grupos provenientes do Ceará, bem como de outros Estados do Brasil e do exterior, em espaços públicos dos três municípios da região do Vale do Curú. Além disso, contará com atividades de formação, tais como residência coreográfica, oficinas de dança, palestras, mesas redondas, mostra de vídeo-dança, entre outras, direcionadas tanto a estudantes e profissionais da área, quanto à população em geral. As atividades serão gratuitas, de caráter artístico e formativo, e serão realizadas simultaneamente nos três municípios, que já há alguns anos desenvolvem ações significativas em torno dessa linguagem.

Além de se propor como um ponto de encontros e trocas de informações, o Evento objetiva contribuir para o fortalecimento dessa manifestação artística na região e no Ceará com um todo. “Nesse contexto, a dança cênica na Região tem ocupado um papel de destaque entre as demais linguagens artísticas não somente pela qualidade e diversidade da produção, mas também pela força das iniciativas que contribuem para o seu fortalecimento. Seu poder de mobilização social é capaz de articular os agentes culturais de toda região, no sentido de transformar a realidade social e cultural dos seus municípios, criando uma cadeia produtiva sustentável, indutora de desenvolvimento local”, aponta Clerton Martins, presidente da Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança), promotora do Festival.

O Festival de Dança do Litoral Oeste já reuniu até o momento um público de cerca de 50 mil pessoas em suas apresentações, e cerca de 2500 pessoas nas ações formativas (entre oficinas, palestras, mesas e cursos). Para a definição da programação de espetáculos e as oficinas do Festival, foi mantido um diálogo entre a Prodança e representantes das três cidades sedes do evento, que juntos formaram a curadoria desta edição. “Uma característica que sempre marcou este evento é a participação das entidades que reúnem os profissionais da Dança em cada cidade pólo da região. Em 2010, Itapipoca está na presença de Gerson Carlos, da Cia. Balé Baião; em Trairi a representação é de Antonio Alves; e em Paracuru a curadoria conta com Flávio Sampaio”, destaca a Profª. Graça Martins, curadora do Festival pela Prodança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: