Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, agosto 9, 2010

Evento discute o tema o tempo, a memória e a história na era digital

Há anos o homem vem tentando controlar o tempo. Exatamente para isso foram criados os relógios, os museus e a própria história. Tudo para ter nas mãos o passado, o presente e o futuro. Com a introdução da internet na vida moderna, hoje, essa dominação do tempo tornou-se ineficaz e vem se modificando através do uso da tecnologia. Na era da internet, tudo acontece em todos os lugares ao mesmo tempo. Com isso, o mundo e as pessoas vêm ganhando hábitos mais imediatistas e efêmeros, pois tudo é aqui e agora. Para entender esta nova lógica da era digital, o projeto Estação Pátio Savassi, em Belo Horizonte, a partir do questionamento Como estamos lidando com o tempo, memória e história?, convida o público para os debates do mês de agosto. As palestras serão aos sábados, a partir de 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6061, Savassi). Gratuito, o evento recebe os especialistas e conhecedores da área para bate-papo descontraído com o público.

Coletar imagens é garantir a construção da memória?. Esse é o tema da primeira palestra do mês que acontece no dia 14 de agosto. Quem conduz o bate-papo é a Mestre em Teoria da Literatura e especialista em História da Cultura e da Arte, Luciana Andrade. Ela questionará o tipo de memória construída com a captação desenfreada de imagens depois da câmera digital e dos celulares com câmeras. Já no dia 21 de agosto, o economista e membro dos Conselhos Administrativo e Consultivo do Instituto Inhotim, Cláudio Moura Castro, discute O que é mesmo museu?. Na palestra, ele vai convidar o público a refletir sobre a importância de um museu, que são espaços que resgatam e preservam a história da humanidade.

Para fechar a programação, no dia 28 de agosto, o Doutor em Estudos Literários, Georg Otte, instigará o público com a palestra Porque não temos tempo na era digital?, sobre a relação das pessoas com as novas tecnologias. Realizado pela Estação do Saber e Shopping Pátio Savassi, o projeto Estação Pátio Savassi tem curadoria de Júlia Ramalho Pinto. Em seu quinto ano de realização, a iniciativa conta com patrocínio da Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Rouanet. As palestras são sempre aos sábados, com entrada gratuita, onde se discute temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, num agradável bate-papo nas manhãs de sábado. Os encontros podem ser acompanhados através do twitter com postagem de frases e comentários ao vivo durante as apresentações. Em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber.

Anúncios

Responses

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Reges Schwaab, Blog Comunic@nte. Blog Comunic@nte said: Evento discute o tema o tempo, a memória e a história na era digital. http://alturl.com/7tygf […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: