Publicado por: Carlos Scomazzon | segunda-feira, agosto 16, 2010

Fotografias resgatam ofícios ameaçados de extinção

Relojoeiro

Está na Câmara Municipal da Capital a exposição fotográfica Ofícios Antigos em Porto Alegre, criada pelo Grupo de Pesquisas Catando Milho e patrocinada pelo Fumproarte/ Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A mostra, que gerou uma série de 15 cartões-postais de grande formato intitulada Patrimônio Cultural de Porto Alegre-Ofícios, resgata profissões que resistem aos processos de industrialização.

As 30 imagens em cores (de 30x40cm) reunidas retratam ofícios praticados em Porto Alegre desde 1909. A mostra também apresenta o conjunto de cartões-postais, que trazem, no verso, textos sobre história, aspectos e cotidiano de cada atividade. As fotos são de Letícia Nunes, do Grupo de Pesquisas Catando Milho, composto ainda pela antropóloga Rossanna Prado e os arquitetos Cármen Nunes e Mário Furtado Fontanive.

Os ofícios ilustrados na exposição são doceiros de rua (algodão-doce, casquinha, pipoca, maçã-do-amor), padeiro, açougueiro, afiador de facas, alfaiate, barbeiro, engraxate, construtor de instrumentos musicais, marceneiro, relojoeiro, tratador de cavalos, sapateiro, artesão indígena, agricultor e pescador.

Antes de chegar à Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), a exposição passou pelo Memorial do RS, a Assembleia Legislativa, o Solar dos Câmara e o Colégio Rosário. No Legislativo da Capital, a visitação vai até 20 de agosto, das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16h30min, às sextas-feiras. A entrada é franca. Informações no Memorial da Câmara: (51) 3220-4318. (Fonte: Claudete Barcellos/Cãmara de Porto Alegre)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: