Publicado por: Carlos Scomazzon | quinta-feira, setembro 2, 2010

8º Curta Santos homenageia Cine Tela Brasil

Idealizado pela diretora Laís Bodanzky e pelo roteirista Luiz Bolognesi (os mesmos de Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo), o Cine Tela Brasil é um dos projetos de maior sucesso no cinema brasileiro. Desde seu primeiro ano, em 2004, o projeto já percorreu mais de 300 cidades onde foram realizadas mais de três mil sessões. A taxa de ocupação da sala é de 88%, a maior do Brasil, superando, no total, os 700 mil espectadores. Quase 100 filmes brasileiros já foram exibidos gratuitamente. Em parcerias com as Prefeituras Municipais e Secretarias de Educação e Cultura de cada cidade visitada, o Cine Tela Brasil é uma sala de cinema completa, itinerante, com telão e projeção 35 mm, som surround, ar condicionado e 225 cadeiras. Num país onde 72% dos municípios não têm sequer uma única sala de cinema, o Cine Tela Brasil é uma ferramenta fundamental na inclusão cultural e cinematográfica brasileira.

É impossível escolher um único adjetivo para definir Maurice Legeard. Polêmico, contraditório, apaixonado pelo cinema e pelo teatro, irriquieto, compulsivo arquivista de toda a documentação referente às artes, anarquista, rebelde e que – ao mesmo tempo – gostava de plantas, flores, aquários, selos e teve cachorros que se chamavam Felicidade em várias línguas. O Trofeu Maurice Légeard evoca o nome deste grande agitador cultural francês que escolheu Santos para viver. O inesquecível Fundador da Cinemateca Santista, e várias vezes diretor do Clube de Cinema de Santos.

Sob o tema Só os Loucos Sabem…, o Curta Santos deste ano será realizado de 14 a 18 de setembro, e terá em sua programação nada menos que dez mostras, sendo quatro competitivas (Olhar Caiçara Independente, Olhar Caiçara Universitário, Videoclipe Brasilis e Videoclipe Caiçara) e seis não competitivas (Curta Cris, Curta Matinê, Mostra de Longas, Olhar de Rua, Mostra Chico Botelho – Retrospectiva Eliane Caffé e Só os Loucos Sabem…).

Além das já tradicionais oficinas, mesas-redondas e bate-papos com profissionais da área. O Curta Santos é uma realização da Associação dos Artistas e da Associação Cultural Olhar Caiçara em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, Sistema A Tribuna de Comunicação e Roxy Cinemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: