Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, setembro 5, 2010

Etnomusicologia é tema de curso gratuito de apreciação de arte

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza realizará um curso de apreciação de arte sobre Etnomusicologia, a ser ministrado pelo professor Schicco Sales, no período de 8 (próxima quarta-feira) a 10 (sexta-feira), no período de 14h às 18h. As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 8, na recepção do CCBNB-Fortaleza. A etnomusicologia [proveniente do grego ethnos (nação) e mousike (música)] é o estudo da música em seu contexto cultural, mais precisamente o estudo da música como cultura. O interesse por este tema surgiu no final do século XIX e início do século XX, sob o nome de ‘musicologia comparativa’. Muitos estudiosos consideram que o seu surgimento deu-se graças à invenção do fonógrafo, em 1877, por Thomas Edison.

O objetivo do curso é trazer ao público participante um outro conceito de como ouvir, examinar e entender a música sob um ponto de vista étnico, antropológico, histórico e cultural, através da abordagem dos vários aspectos que envolvem o fazer musical nas mais diversas culturas. No curso, serão apresentados painéis divididos em vários módulos com a apresentação de textos, temas sonoros, vídeos e uma visão panorâmica da história da música.

O programa do curso contempla, no primeiro dia (quarta-feira, dia 8), os seguintes tópicos: a etnomusicologia como disciplina, a música na antiguidade, as civilizações antigas, a música medieval e demais períodos da história da música. No segundo dia (quinta-feira, dia 9): a natureza do som, cultura e música, música e meio ambiente, e tradição e cultura popular; e no terceiro dia (sexta-feira, dia 10): estruturas musicais, etnomusicologia aplicada, a etnomusicologia no Brasil e World Music – a globalização das sonoridades.

O professor do curso, Schicco Sales, é arquiteto graduado pela Universidade Bennett, no Rio de Janeiro. É também um músico e musicólogo que tem dedicado toda a sua vida à pesquisa musical, focando desde a música dos diversos povos do mundo, a partir da sua essência original, sua história, até as últimas tendências da música universal. Schicco Sales tem atuado nas áreas de gravação e produção musical, programas de rádio, trilhas sonoras para balés e organização/curadoria de festivais de música regional e internacional. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo da História Geral da Música e da Etnomusicologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: