Publicado por: Carlos Scomazzon | domingo, setembro 19, 2010

Mostra Geração apresenta filmes feitos por jovens

Mais uma edição da Mostra Geração do Festival do Rio se aproxima. A partir do dia 24 de setembro, quando o Rio de Janeiro for tomado pela tradicional maratona cinematográfica, crianças e jovens também terão sua vez nessa corrida. A partida começa com uma exibição de abertura com a pré-estreia do filme Eu e Meu Guarda-Chuva, de Toni Vanzolini, exclusiva para estudantes da rede pública de ensino e de ONGs ou instituições sem fins lucrativos.

Durante 15 dias, o melhor da produção infanto-juvenil mundial será exibida em animadas sessões abertas à todas as pessoas. Para os menores, que ainda não conseguem ler as legendas, os filmes são dublados ao vivo. Curtas-metragens brasileiros abrem cada sessão de longas-metragens estrangeiros.

A Mostra Geração também tem filmes produzidos por crianças e jovens de diversas escolas e projetos sociais: o Programa Vídeo Fórum. Por essas sessões já passaram nomes que hoje se destacam no meio cinematográfico, como Luciano Vidigal, Luciana Bezerra e Manaíra Carneiro (5 X Favela Agora Por Nós Mesmos), Gustavo Melo (A Distração de Ivan) e Felipe Bragança (A Alegria). Jovens realizadores que prometem agitar muito o cinema brasileiro e que este ano se destacaram no maior festival de cinema do mundo, Cannes.

No Programa Vídeo Fórum serão exibidos 45 vídeos de todos os tipos, estilos e formatos. A criatividade em usar o meio audiovisual para se expressar foi o critério de seleção dos filmes. Além da exibição em uma sala de cinema, no final das sessões os jovens realizadores participam de um debate sobre os seus trabalhos com o público presente. A seleção contempla produções realizadas no Rio de Janeiro, Niterói, Teresópolis, Cabo Frio, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Petrópolis, Recife/PE, Piracicaba e Osasco/SP, Palmas/TO, Salvador/BA e até de outros países como Espanha, Argentina e Itália.

E na Mostra Geração também se aprende a fazer um pouco de cinema na Oficina Geração. Para 2010, a oficina oferecida será de Making Off. Jovens de 12 a 18 anos poderão participar e com isso conhecer um pouco mais de como se registra os bastidores de um filme ou de um grande evento como o Festival do Rio. Os instrutores serão os jovens realizadores Cavi Borges, Luciano Vidigal, Gustavo Melo e Abelardo de Carvalho. Todo o material realizado na Oficina Geração será disponibilizado no site do Festival do Rio e no YouTube, além de compor o making of oficial da Mostra Geração.

Fechando a programação, haverá o Encontro de Educadores, que esse ano irá apresentar, em pré-estreia, o longa-metragem Desenrola, de Rosane Svartman. Essa sessão é exclusiva para professores, que devem confirmar presença antecipadamente com a produção da Mostra Geração. Nesse dia, após a exibição haverá um bate-papo com a diretora e alguns dos atores do filme. Para fechamento de grupos de estudantes ou confirmação de professores e informações sobre a Oficina Geração, telefonar para (21) 2539-6142 ou enviar e-mail para mostrageracao@festivaldorio.com.br e videoforum@festivaldorio.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: