Publicado por: Carlos Scomazzon | quarta-feira, setembro 22, 2010

Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta Grafismos

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta Grafismos, com direção, concepção e criação de Paulo Caldas, diretor da Cia. Staccato|Paulo Caldas e idealizador e diretor do Dança em Foco – Primeiro evento brasileiro dedicado exclusivamente à interface vídeo/dança. Grafismos ficará em cartaz até o dia 26 de setembro, de quarta a domingo, na Galeria 1 da Caixa Cultural. As apresentações contam com os bailarinos, Maíra Maneschy, Natasha Mesquita, Paula Maracajá, Toni Rodrigues e Renata Versiani; e, no hip-hop, estão Barbara Lima e Danilo Dalma.
Grafismos não é um espetáculo, mas uma estância (um lugar para estar) feita de dança. O espaço é ocupado por uma instalação em que se projetam imagens de corpos em movimento e videografismos.

Nela, performances coreográficas se alternam misturando elementos de dança contemporânea, balé clássico e dança de rua.
Paralelamente, a Staccato | Paulo Caldas exibe suas mais recentes obras de videodança, ou seja, coreografias reconcebidas especialmente para o vídeo.
Bailarino e coreógrafo, Paulo Caldas iniciou seus estudos de dança em 1988 e reúne importantes conquistas desde então. Ministra regularmente oficinas de dança pelo Brasil e já foi professor convidado em diversas companhias brasileiras. É idealizador e diretor, desde 2003, do Projeto Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, primeiro evento brasileiro dedicado à interface dança/vídeo. Criou e coordena o curso de Pós-Graduação Estéticas do Movimento: Dança, Videodança e Multimídia, na Faculdade Angel Vianna.

O percurso artístico da carioca Staccato|Paulo Caldas iniciou-se em 1993. Através de uma consistente pesquisa de linguagem e de uma estética baseada na dramaturgia de movimento, a companhia estabeleceu um universo corporal próprio e em contínua exploração, tanto em sua dimensão expressiva quanto técnica.
Seu repertório, singularizado por uma freqüente e bem sucedida aproximação com a linguagem cinematográfica, inclui obras que marcam a dança carioca desde os anos 90. Ao longo dos anos, sua produção foi apresentada na Alemanha, França, Itália, Estados Unidos, Japão e, no Brasil, na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros estados, merecendo diversos prêmios e distinções nacionais e internacionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: