Publicado por: Carlos Scomazzon | quarta-feira, abril 28, 2010

Negros, Índios e o Brasil – Diálogos na Cultura chega a Curitiba

A Caixa Cultural de Curitiba sedia e patrocina, de 4 a 6 de maio de 2010, Negros, Índios e o Brasil – Diálogos na Cultura, uma série de três encontros que tem como curadores e mediadores os professores da USP Ana Mae Barbosa e Dennis de Oliveira. Este evento ocorreu na Caixa Cultural São Paulo de 17 a 19 de março de 2010, com grande êxito. Esses encontros, dirigidos a professores e educadores, pretendem acompanhar a evolução da aplicação das leis 10.639/03 e 11645/08 que instituem a obrigatoriedade do ensino das culturas afro brasileira e indígena, na grade curricular das escolas.

Acompanhando toda a evolução da aplicação da lei no âmbito escolar desde o início, conhecendo o material teórico encaminhado pelo MEC aos professores e identificando as causas do porque que a lei ainda não tem a abrangência necessária, os curadores Dennis de Oliveira e Ana Mae Barbosa, propõem uma ação prática: O que fazer, e como abordar o assunto dentro da sala de aula para crianças e adolescentes, criando atmosferas em que reconheçam a influência destas culturas na vida diária? Para isto os curadores propõem o desenvolvimento do trabalho tendo a cultura visual como foco, extrapolando a sala de aula e colaborando para um maior entendimento da diversidade, ganhando o cotidiano de professores, educadores e alunos, trabalhando a tolerância às diferenças e contribuindo para o conhecimento e o desenvolvimento da identidade brasileira.

Além da fala dos especialistas, o foco deste projeto é apresentar práticas pedagógicas, com atividades em que o professor estabeleça uma relação direta com os temas, com abordagens práticas para a aplicação em sala de aula. Para conduzir esta parte dos encontros, foram convidados profissionais atuantes na área pedagógica, com conhecimento profundo das questões implícitas nas temáticas e autores de cursos e oficinas de sucesso. Em cada um dos dias, haverá uma conferência com um especialista em cada uma dos temas, seguida de uma dinâmica de grupo onde os participantes elaborarão propostas de atuação em sala de aula com base na temática discutida e, finalmente, a apresentação destas propostas comentadas pelo especialista. O objetivo do ciclo não é apenas socializar informações a respeito destas temáticas, mas contribuir para a discussão de uma ação pedagógica que dê conta dos objetivos desta legislação. As discussões propostas e realizadas no encontro em São Paulo estão no blog do projeto.

Abrindo o evento a temática afro brasileira vêm à tona com a participação do professor Dennis de Oliveira e a pedagoga curitibana Dirléia Mathias. No segundo dia a professora indígena Rose Kariri e o mediador Dennis de Oliveira nos apresentam a cultura indígena e seus simbolismos. Para encerrar esta série de encontros a professora Ana Mae Barbosa e a pesquisadora Lisy Salum, abordarão as questões sobre a cultura visual implícitas nas duas culturas. O evento conta com o apoio institucional do Celacc – Centro de Estudos Latino Americano de Cultura e Comunicação da ECA/USP. As inscrições serão gratuitas. O participante poderá optar em participar em um ou mais dias do evento e serão aceitas até o limite de 60 vagas para cada dia. Os interessados podem inscrever-se pelo telefone da Caixa Cultural: (41) 2118-5114 de terça a sexta das 10h às 18h. Mais informações no blog.


Respostas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blog Comunic@nte. Blog Comunic@nte said: Negros, Índios e o Brasil – Diálogos na Cultura chega a Curitiba: http://wp.me/pezFO-2HJ […]


Deixe um comentário

Categorias